ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

11/Mai/2022

Preços de commodities em Reais recuam em abril

Conforme dados do Índice de Commodities da AZ Quest em reais (IC-AZQ BRL), os preços de commodities em Reais recuaram 2,5% em abril. O indicador busca replicar o Índice de Commodities do Banco Central (IC-Br), que avançou 4,38% em março e cuja publicação está paralisada devido à greve dos servidores da autarquia. Os dados até o dia 9 apontam uma alta de 6,0% deste índice. A queda em abril foi temporária. As commodities subindo em Reais porque os dados de maio estão sendo impactados pela depreciação do câmbio na margem.

Em dólares, o índice proprietário da AZ Quest indica um crescimento de 2,0% dos preços de commodities em abril. Os dados para maio, também compilados até o dia 9, sugerem estabilidade (0,0%) dos preços das commodities cotadas em dólar. Na análise da balança comercial de abril, houve um aumento de 0,7% dos termos de troca do País, sobretudo devido ao aumento dos preços em dólares de produtos importantes da pauta de exportação brasileira, como minério de ferro (2,0%).

Esses termos de troca ainda mostram uma dinâmica positiva da balança comercial, com algumas dúvidas em torno de itens específicos que podem bater em inflação e atividade, mas ainda mostrando um setor externo mais robusto para a economia brasileira. A AZ Quest reiterou a projeção de dólar em R$ 5,00 no fim de 2022 e no fim de 2023, levando em conta ainda o alto diferencial de juros entre o Brasil e os Estados Unidos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.