ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Mai/2022

China: exportador sente impacto da fraca demanda

A Capital Economics considera que os exportadores da China enfrentam os problemas causados pela Covid-19 e pelas medidas para conter o vírus. Além dos lockdowns, porém, um problema ainda maior é a demanda mais fraca. Dados oficiais mostraram crescimento de 3,9% em abril nas exportações chinesas, na comparação anual, em linha com a expectativa, após avanço de 14,7% em março. As importações ficaram estáveis no ano, ante previsão de recuo de 3,0%.

Ressalta-se a forte desaceleração nas vendas ao exterior em abril. A Covid-19 levou a problemas de falta de produtos e gargalos na logística, mas é importante destacar o papel da demanda mais fraca. Os recuos maiores ocorreram em embarques para União Europeia e Estados Unidos, com a inflação elevada pesando na renda real. Houve também quedas pronunciadas nas exportações de eletrônicos, o que sugere uma redução maior adiante na demanda por bens chineses. A projeção é de queda nos volumes importados pela China adiante.

Dados mostram o peso do recuo das importações de circuitos integrados. Uma forte queda nas encomendas de exportação de Taiwan para semicondutores em março e as vendas de automóveis fracos chinesas sugerem que isso foi mais devido à demanda mais fraca que a problemas do lado da oferta. Com isso, as esperanças de que as exportações terão forte reação após melhorar o quadro da Covid-19 devem ser desapontadas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.