ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Mai/2022

Ucrânia afirma que Rússia está saqueando grãos

Segundo autoridades do governo ucraniano e agricultores, forças russas retiraram grãos de fazendas da Ucrânia para prejudicar o setor agrícola do país. O saque de grãos da região de Kherson, bem como o bloqueio de embarques de portos ucranianos e a mineração de rotas marítimas, põem em risco a segurança alimentar global, afirmou o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia.

Grandes áreas de Kherson, no sul do país, foram ocupadas pelas forças russas desde o início da guerra. A região está entre as mais produtivas para o setor agrícola da Ucrânia, um dos maiores exportadores mundiais de milho, trigo e óleo de girassol. Outras áreas agrícolas no leste do país também estão ocupadas.

Ucranianos publicaram no Twitter imagens do que dizem ser equipamentos militares de transporte russos levando grãos de partes ocupadas do país. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), há credibilidade nas imagens e evidências de que as tropas russas destruíram a capacidade de armazenamento e estão saqueando o armazenamento de grãos disponível. Eles também estão roubando equipamentos agrícolas.

O governo ucraniano diz que a Rússia está deliberadamente tentando prejudicar o setor agrícola do país, responsável por grande parte do produto interno bruto da Ucrânia. Há quase 25 milhões de toneladas de grãos que poderiam ser exportados, mas que não podem deixar o país simplesmente por falta de infraestrutura e bloqueio de portos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.