ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Mai/2022

Sustentabilidade: Reunião Nacional do Plano ABC

Representantes de todos os Estados brasileiros participaram da 1ª Reunião Nacional do Plano ABC+, nos dias 3 e 4 de maio, em Brasília. Os mais de 80 participantes integram os Grupos Gestores Estaduais, colegiados formados por diversas instituições ligadas ao setor agropecuário, responsáveis pela elaboração e execução dos respectivos Planos de Ação Estadual (PAE). A coordenadora-Geral de Mudanças Climáticas, Florestas Plantadas e Agropecuária Conservacionista explica que dentro do aspecto de governança do Plano ABC para o decênio 2020-2030 ABC+, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estabeleceu como sua principal estratégia a revitalização dos grupos estaduais alinhados ao Plano ABC+, mas customizados à realidade de cada unidade federativa.

Esta primeira reunião com os gestores estaduais deu início à sensibilização, mobilização e engajamento dos integrantes da rede, com foco nos resultados esperados para o Plano ABC+ até 2030. Nos dois dias de trabalho foram realizadas apresentações buscando a interação com os atores locais, a troca experiências exitosas de implantação das ações do Plano ABC (1ª fase) nos Estados e a orientação quanto à condução operacional para elaboração e execução das ações do PAE. É importante que as informações, tecnologias e capacitações sobre agricultura de baixo carbono estejam de acordo com as características de cada região.

Além de trabalhar para que o Brasil alcance as metas de mitigação de gases de efeito estufa, é importante falar da adaptação do processo produtivo agropecuário. A fim de implementar esse novo processo de governança e monitoramento dos grupos gestores, a Coordenação Geral de Mudanças do Clima (CGMC), do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação, da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Mapa, criou a Coordenação de Gestão e Inteligência em Sustentabilidade a COGIS. Com base em comprovações científicas, a atuação do ABC+ foi ampliada para reduzir a emissão de carbono equivalente em 1,1 bilhão de toneladas até 2030 a partir de oito tecnologias:

Recuperação de pastagens degradadas; sistema de plantio direto; sistemas de integração; florestas plantadas; sistemas irrigados, bioinsumos; manejo de resíduos da produção animal; e terminação intensiva. Para avançar na conservação do meio ambiente enquanto produz, o foco é uma abordagem integrada da paisagem das áreas produtivas, o que consiste em olhar a propriedade não apenas como produtora de alimentos, mas levando em consideração toda a sua paisagem ao redor de forma sistêmica com o cumprimento ao Código Florestal; a saúde do solo; a conservação de água e de toda a biodiversidade.

Assim, a abordagem integrada ainda possibilita a valoração econômica dos serviços ambientais gerados pelos ecossistemas durante a produção agropecuária e se presta ao equacionamento do ambiente rural, especialmente em relação ao ordenamento do território. O Plano ABC+ é a segunda etapa do Plano ABC, que foi realizado entre 2010 e 2020, e trouxe resultados para além do previsto, mitigando cerca de 170 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente em uma área de 52 milhões de hectares, superada em 46,5% em relação à meta estabelecida. Vale ressaltar que os valores estabelecidos como meta para esta década são adicionais aos já atingidos pelo ABC, que devem ser mantidos. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.