ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Mai/2022

BNDES: CBI auditará a atuação em finanças verdes

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Climate Bonds Initiative (CBI) assinaram um acordo para que a consultoria britânica atue como uma espécie de auditora das ações da instituição de fomento na área de finanças verdes. A ideia é que, com esse selo de garantia, o BNDES possa promover mecanismos de captação de recursos para atrair mais investimentos internacionais que apoiem projetos sustentáveis no Brasil. Hoje, 56% da carteira cerca de R$ 450 bilhões do banco está ligada a projetos das áreas verde e social. E a tendência é ampliar esse percentual. Mais de metade da carteira do BNDES pode servir de lastro para emissões futuras que o banco pode fazer a mercado. A instituição está entre os três maiores bancos de financiamento de energia renovável no mundo, ainda que atue apenas no mercado doméstico, por meio de projetos nos segmentos de energia solar, eólica e de biocombustíveis.

Para a CBI, a parceria com o BNDES visa a revisar a estrutura do banco na área de finanças verdes. Isso é importante porque o mercado está evoluindo. A taxonomia da CBI é reconhecida no mercado de capitais e vai possibilitar uma nova camada de segurança para as emissões da instituição. Importante ressaltar a importância do aprimoramento da classificação dos ativos. O BNDES sai à frente na adoção das melhores práticas internacionais, que asseguram investidores contra greenwashing e atraem ainda mais investimentos para o País (termo em inglês que faz referência a estratégias de propaganda enganosa que podem ser praticadas na área). O processo, que também conta com capacitação do corpo de funcionários, tende a dar mais musculatura para o banco atuar nesse mercado. O BNDES tem a missão de ser o banco de sustentabilidade brasileiro.

A parceria vai possibilitar o compartilhamento das melhores práticas do mercado de finanças sustentáveis com base nos critérios setoriais do Climate Bonds Standard, sistema que detalha processos de gestão e elaboração de relatórios com requisitos claros para utilização de recursos na emissão de títulos verdes. A cooperação com a CBI prevê o aprimoramento da estratégia financeira do BNDES para os temas ESG (Ambiental, Social e Governança), bem como a revisão de indicadores de impacto para os projetos verdes e sociais. O acordo também contempla a verificação de conformidade, alinhamento e certificação de acordo com o Climate Bonds Standard, e da estrutura estabelecida pela instituição recentemente para emissão dos títulos verdes.

Além disso, com a cooperação espera-se reforçar os critérios usados para classificação dos ativos conforme as metas de objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) e NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada), para redução em emissões de gases do efeito estufa. O BNDES, com base no Green Bond Framework, foi o primeiro banco brasileiro a realizar uma emissão de título verde no mercado de capitais internacional, em 2017, e a primeira instituição financeira a emitir letras financeiras verdes, em 2020, no mercado local. No ano passado, o BNDES lançou seu Sustainability Bond Framework, ampliando as possibilidades de captação de títulos verdes, sociais e sustentáveis e firmou um acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o desenvolvimento e certificação de uma estrutura para emissão de títulos verdes, sociais e sustentáveis no Brasil e no exterior. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.