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07/Abr/2022

Portos: Brasil precisará ter pensamento estratégico

Segundo o Insper Agro Global, a situação da logística e do escoamento da produção agropecuária no Brasil melhorou bastante nos últimos anos, mas o País ainda deve pensar estrategicamente a respeito deste assunto, sobretudo em relação às ferrovias. Atualmente, tudo o que está sendo feito em ferrovias no Brasil é voltado à exportação de grãos, com projetos concentrados na Região Centro-Oeste. Mas, para o Rio Grande do Sul e Paraná não há projetos.

Sob este aspecto, a questão estratégica é importante, já que a Região Sul do País é importante produtora de proteína animal e precisa de grãos. É essencial pensar como melhorar o provisionamento de grãos na Região Sul e fazer com que não falte produto para lá, porque, quando falta, é necessário trazer milho da Argentina e de outros países. De toda maneira, as ferrovias devem acontecer e os projetos estão sendo encaminhados, o que é favorável. Mas, tudo isso está sendo resolvido em direção ao porto, enquanto a Região Sul também precisa de grãos para crescer, então é necessário se pensar numa estratégia.

Há dúvidas sobre se o que o Brasil vai vender no porto é o que o mundo quer, ou se o País terá uma estratégia um pouco mais sólida, de saber o que deseja, inclusive da China. Em relação à estratégia, há críticas ao pensamento de curto prazo do Brasil. Na Cina, por exemplo, as políticas são traçadas para 50, 100 anos. O Brasil só pensa nos próximos 6 meses ou para o político ganhar eleição. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.