01/Abr/2022
O Programa Mundial de Alimentos (WFP) afirmou ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que a invasão da Ucrânia pela Rússia vai provocar consequências nos preços dos alimentos além de tudo que já foi visto desde a Segunda Guerra Mundial. De acordo com a Indiana University, os formuladores de políticas estão preocupados com esse cenário, que pode desencadear conflitos em outras partes do mundo, por causa do risco de insegurança alimentar.
Estima-se que Rússia e Ucrânia respondem, juntas, por mais de um quarto das exportações mundiais de trigo. O aumento dos preços do petróleo inadvertidamente também amplia os preços dos alimentos. O aumento da inflação nos Estados Unidos diminui o valor das reservas de dólar, forçando os importadores a pagar preços mais altos pelos alimentos básicos, aumentando os preços locais.
Reduzir o risco de se chegar a cenários extremos depende de como os governos e a comunidade internacional se preparam para a possibilidade de um aumento sustentado dos preços das commodities. Redes de segurança social para subsidiar produtos básicos e a construção de novos silos e a expansão da capacidade de armazenamento estão entre algumas estratégias sugeridas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.