ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

31/Mar/2022

Orgânicos: segmento está em expansão no Brasil

De acordo com estimativa da Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), o mercado brasileiro de orgânicos movimentou cerca de R$ 6,5 bilhões em 2021, um avanço de 12% em relação ao ano anterior. Neste ano, o crescimento deverá ficar entre 10% e 15%, a depender dos efeitos da crise econômica sobre o poder de compra dos consumidores. Se a economia não tivesse piorado e não ocorresse a flexibilização das restrições sanitárias no segundo semestre, fatores que reduziram o consumo de alimentos nos lares, o segmento teria crescido entre 15% e 20% no ano passado. Outra pesquisa recente mostrou que, na pandemia, cresceu o número de pessoas que compram produtos orgânicos no País.

As compras governamentais para as escolas poderiam ter sido melhores e os restaurantes poderiam estar comprando mais. Conforme a economia vai voltando ao normal, as pessoas começam a cozinhar menos em casa, e o acesso aos orgânicos diminui nessa frente. Os salários também estão muito achatados. O número de empreendimentos de orgânicos no Brasil cresceu 11% em 2021, somando mais de 25 mil unidades produtivas, conforme dados do Ministério da Agricultura. O faturamento está longe do platô, ponto em que há uma estagnação do crescimento, já que o País representa apenas 1% do mercado global. No mundo, os orgânicos movimentam cerca de US$ 145 bilhões por ano. A Organis está trabalhando para expandir as vendas de orgânicos brasileiros no exterior.

Os embarques representaram 20% do faturamento consolidado no ano passado, graças, principalmente, à taxa de câmbio. Há uma demanda externa muito grande por grãos e frutas orgânicas. Os embarques de açúcar orgânico ainda são o principal destaque. Na pauta de exportação, também se destacam soja, café, erva-mate, açaí, óleo de palma, guaraná, cacau, manga e acerola orgânicos. O Brasil é o maior exportador de acerola e açúcar orgânicos do mundo. Cerca de 90% do faturamento do segmento vem de alimentos e bebidas. Mas, o Brasil também produz e exporta matérias-primas processadas, tanto para a indústria alimentícia quanto cosmética. O pilar principal de crescimento dos orgânicos no Brasil continua a ser a busca dos consumidores por uma alimentação mais saudável.

Legumes e verduras despontam entre os produtos que mais têm avançado no mercado doméstico. As frutas têm tido uma expansão mais tímida porque a decisão de consumo desses itens ainda está mais atrelada à satisfação do paladar. O setor de proteínas animais orgânicas também está crescendo de maneira significativa, um reflexo da entrada de grandes empresas, como Seara e BRF, que têm o poder de alavancar as vendas ao capacitar e estimular os produtores. Quando as duas partes são parceiras, o custo da incerteza pode diminuir. Fonte: Valor Econômico. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.