ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

31/Mar/2022

Iniciativas para promover sustentabilidade no agro

O presidente da COP-26, Alok Sharma, esteve na terça-feira (29/03), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para participar de uma mesa redonda sobre a transformação do setor agrícola. Foi reafirmado o compromisso do governo brasileiro, por intermédio do Mapa, de continuar trabalhando pelo fortalecimento da sustentabilidade das cadeias produtivas agropecuárias. O Brasil está empenhado na descarbonização das cadeias produtivas, sempre a partir de uma ótica que contemple tanto atividades de mitigação quanto de adaptação aos impactos da mudança do clima. Durante a COP-26, em novembro do ano passado, o Brasil aderiu ao compromisso global para redução das emissões de metano e à declaração de Glasgow sobre florestas e uso da terra.

É importante que o Brasil defina estratégias de longo prazo para a implementação das metas. O Brasil é um dos maiores exportadores de carne do mundo. Chegar até emissão zero até 2050 vai exigir uma estratégia de longo prazo. Também foi destacada que a meta de atingir a neutralidade de carbono até 2050 trará, além de um benefício ambiental enorme, oportunidades econômicas para os produtores rurais. Há grande potencial de cooperação entre Brasil e Reino Unido para a redução de emissões no setor agropecuário. O longo e bem-sucedido histórico de cooperação em agricultura entre o Brasil e o Reino Unido reflete a visão compartilhada sobre o papel fundamental da ciência e da inovação para o desenvolvimento de uma agricultura moderna, de baixa emissão de carbono, que contribua, simultaneamente, para a geração de riqueza, para a segurança alimentar global e para a preservação do planeta.

A embaixadora do Reino Unido em Brasília ressaltou a intenção do país em avançar na parceria com o Brasil em projetos de sustentabilidade, como o Plano ABC. Foi ressaltado o fortalecimento da cooperação entre Brasil e Reino Unido em agricultura sustentável. É uma parceria exitosa e os dois países vão continuar trabalhando juntos para alcançar as metas pactuadas com relativa facilidade. No ano passado, Sharma visitou a Embrapa Cerrados, no Distrito Federal, onde conheceu de perto a vitrine de experimentos com sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e outras iniciativas de contribuição da agricultura brasileira para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa, como o Plano ABC. O Mapa busca expandir o modelo para a maior área possível no Brasil hoje. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.