ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

31/Mar/2022

BRADESCO e ECOAGRO: CRA referenciado em dólar

O Bradesco e o grupo Ecoagro emitiram o primeiro Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) referenciado em dólar do País, no valor de US$ 16 milhões. A emissão vai beneficiar produtores rurais de soja em Mato Grosso por cinco anos-safra. A primeira série dos CRAs será depositada e vendida no Brasil, para investidores residentes, por meio da B3. Já a segunda série será listada e vendida no exterior, para investidores não residentes no Brasil, por intermédio da Bolsa de Viena, no segmento Vienna MTF.

A operação foi coordenada pelo Bradesco BBI. A emissão dos CRAs referenciados em moeda estrangeira foi possível graças à Lei do Agro (Lei nº 13.986/2020), regulamentada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), com a edição da Resolução CMN nº 4.974. Tais normativas não só permitiram a emissão de CRA referenciado em moeda estrangeira, como também possibilitaram a colocação dos CRAs diretamente no exterior, o que resulta em uma maior atratividade do investimento para investidores não-residentes. O grande diferencial desta nova frente de negócios é justamente oferecer ao cliente a possibilidade de casar suas operações, mitigando o risco cambial.

O volume de recursos não é o mais relevante, o que conta é a abertura de uma nova tendência de mercado. A operação permite ao agronegócio acesso direto ao mercado de capitais no exterior, de forma democrática. E mostra, também, como os mercados nacional e internacional podem ser utilizados de forma eficiente para fomentar o agronegócio. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.