ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Mar/2022

Comércio exterior brasileiro e impactos da guerra

A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) afirmou que os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia sobre o comércio exterior brasileiro não são conhecidos ainda. As possíveis alterações na logística e no comércio exterior brasileiro com o conflito entre Rússia e Ucrânia. Todavia, o Brasil tem três produtos que representam 40% das exportações brasileiras, que são soja, petróleo e minério. E neste momento, a soja tem aumento de preço da ordem de 5%, mas com queda em quantidade de 10%.

O petróleo sobe continuamente em termos de preço, mas a AEB não tem condições de dimensionar os volumes. O minério, neste momento, está caindo. Em relação ao ano passado subiu 8% e agora está caindo em relação a 2021. Então, na teoria, pode ser que o momento seja favorável às exportações brasileiras, mas, na prática, nada pode acontecer porque não se sabe até onde vai a aceleração da economia mundial. Por enquanto, o que se vê são tendências de se ter um superávit comercial em 2022 maior ou igual ao do ano passado.

No ano passado, o Brasil exportou US$ 75 bilhões em produtos manufaturados, o mesmo valor de 2006. Ou seja, em 20 anos nós não crescemos nada em termos de exportações de produtos manufaturados. O Brasil poderá ter recorde de exportações e importações por causa de preço, mas não por quantidade. E no que depende do Brasil e não do mundo, que são os manufaturados, o País pode fechar este ano com déficit. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.