ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Mar/2022

Guerra poderá trazer oportunidades para o Brasil

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que o Brasil pode se beneficiar dos efeitos do choque da guerra envolvendo Rússia e Ucrânia se o País tiver fertilizantes para a produção de alimentos, com a alta dos preços. Esta é a primeira vez que o presidente da autoridade monetária se manifestou publicamente sobre o conflito no Leste Europeu. O Brasil não se inseriu nas cadeias globais de valor durante grande parte do período de especialização, e tem, agora, oportunidade com a redivisão das cadeias globais para estar mais presente.

Há uma oportunidade secular para o Brasil, se tiver as políticas certas, para entrar nas cadeias globais de valor. O que está acontecendo no mundo é grande oportunidade para o Brasil. O conflito entre Rússia e Ucrânia resultou em uma grande crise energética mundial, intensificando os problemas da pandemia. O conjunto de sanções dos países contra a Rússia é o maior da história, e isso traz implicações para todo o mundo. Campo Neto voltou a prever que o pico da inflação em 12 meses ocorrerá em abril deste ano e afirmou que o IPCA passará a recuar a partir de então. De acordo com os analistas de mercado, no Relatório Focus, a inflação deve ter alta de 0,99% em março e 0,88% em abril. Para maio, porém, os economistas esperam uma deflação de 0,20%.

Campos Neto enfatizou que o Brasil tem se diferenciado de outros países no combate à inflação, com um movimento mais forte de aperto monetário. Para o Banco Central, os principais vilões da inflação são as commodities, em especial as agrícolas e as energéticas. Para 2022, o IC-Br avançou mais de 20% em dólares. No Brasil, a alta de commodities tem sido acomodada por valorização do Real. O avanço do preço do petróleo leva o índice e de commodities em Reais bem para cima. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.