ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Mar/2022

ESG: micro/pequenas empresas à frente de grandes

Os princípios ESG (ambientais, sociais e de governança) podem parecer restritos a grandes corporações, mas estudo realizado com 300 companhias mostra que as micro e pequenas empresas têm uma performance melhor do que médias e grandes nos temas relacionados à "nova economia", que inclui a sigla. A pesquisa "Melhores para o Brasil", da Humanizadas, colocou 38% dos pequenos negócios na mais alta escala de avaliação. Entre as grandes, só 26% atingiram esse resultado.

No geral, é mais fácil para uma empresa com 5 ou 20 colaboradores nutrir uma cultura saudável, ter um ambiente de segurança psicológica e cuidar da sustentabilidade do que uma empresa com 30 mil ou 100 mil colaboradores. Quando uma organização cresce, aumenta a complexidade na gestão, o que interfere no tempo de resposta aos erros. Mas, há médias e grandes empresas que também foram muito bem avaliadas, como, por exemplo, Magazine Luiza, Liv Up, Sabin e Banco Inter.

Para chegar às notas, que variam entre 11 níveis evolutivos (de AAA a E, sendo o primeiro o mais elevado), a Humanizadas realizou uma pesquisa online com 80 mil pessoas ligadas às empresas pesquisadas. Das 300 avaliadas, 200 tiveram notas acima de BBB, nível considerado de alta qualidade. Entre as avaliadas, 31% são micro (até 19 colaboradores); 33%, pequenas (até 99); 26%, médias (até 999) e 10%, grandes (mais de 1 mil). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.