ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Mar/2022

UE: subsídios visam conter combustíveis e grãos

O pacote de medidas destinadas a agricultores da União Europeia (UE), anunciado na quarta-feira (23/03), deve atuar principalmente para conter o preço dos combustíveis e dos grãos. A ação da Comissão Europeia é uma resposta às interrupções nos embarques da região do Mar Negro, como resultado da guerra na Ucrânia. Com o pacote, 500 milhões de euros devem ser disponibilizados aos agricultores que foram particularmente atingidos pelo aumento do preço dos combustíveis e da ração para animais.

Além disso, 6% das terras que haviam sido reservadas para aumentar a biodiversidade devem receber liberação temporária para o cultivo de grãos. Isso se destina a ajudar a compensar a interrupção de exportação de 20 milhões de toneladas de trigo da Ucrânia. Os países membros da União Europeia devem ainda ser incentivados a reduzir a mistura de biocombustíveis para aumentar a disponibilidade de grãos, óleos vegetais e açúcar no mercado para uso como alimentos e rações.

Outros 330 milhões de euros em ajuda financeira devem ir para a Ucrânia para apoiar os agricultores que não podem exportar seus grãos, já que os portos foram destruídos ou bloqueados, e ainda são incapazes de plantar grãos de primavera. A Ucrânia normalmente exporta 80% de sua produção agrícola e, de acordo com o Ministério da Agricultura do país, a Ucrânia atualmente está usando o que produziu apenas para alimentar a própria população. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.