ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Mar/2022

UE terá novo programa de subsídios à agricultura

A Comissão Europeia afirmou que adotou uma série de programas de desenvolvimento rural (Ipard) no qual concederá subsídio ao setor agrícola, diante da crise de fornecimento de insumos e alimentos provocada pela guerra na Ucrânia. O valor da medida é, ao todo, de cerca de 900 milhões de euros. A Albânia receberá 112 milhões de euros, a Macedônia do Norte terá direito a 97 milhões de euros, a Sérvia será assistida com 288 milhões de euros e a Turquia com 430 milhões de euros.

Este apoio da União Europeia, somado às contribuições públicas e privadas nacionais, deverá gerar um total de mais de 2 bilhões de euros em investimentos na zona rural dos Balcãs Ocidentais e da Turquia. A medida faz parte de um conjunto de ações de curto e médio prazo realizadas pela União Europeia destinadas a fortalecer a segurança alimentar global e apoiar agricultores e consumidores, considerando o aumento dos preços dos alimentos e dos custos de energia e fertilizantes.

Embora o bloco seja amplamente autossuficiente na produção das principais safras agrícolas, não há dúvida de que os suprimentos de alimentos estão ameaçados no momento atual. A Comissão Europeia afirmou, como outra medida de gestão da crise, que orientará os Estados-Membros a reduzir a proporção de mistura de biocombustíveis, porque isso também levaria a uma redução das terras agrícolas que são usadas para a produção de matérias-primas para biocombustíveis.

Em vez disso, elas poderiam ser direcionadas para a produção de alimentos. Os países beneficiários do programa devem manter a competitividade do setor agroalimentar, a gestão sustentável dos recursos naturais, a ação climática e a melhoria da atratividade das zonas rurais. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.