ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Mar/2022

Guerra: oportunidade a produtores de commodities

O Bank of America (BofA) acredita que a crise da Ucrânia criou oportunidades para os países produtores de commodities. Entre os principais beneficiários estão a América Latina, Austrália, Indonésia, Malásia, Catar, Arábia Saudita e África do Sul. O conflito agora está sobrecarregando um cenário de commodities excepcionalmente restrito, criando uma situação em que os países de commodities podem aumentar os saldos externos por meio de preços mais altos e participação de mercado expandida.

O Brasil se beneficia de uma confluência de fatores: quase nenhuma exposição direta à Rússia em termos de troca, altos preços de commodities impulsionando termos de troca positivos, taxa Selic perto do pico e exposição substancial a commodities (44% do mercado de ações).

No entanto, choques de preços de commodities representam riscos de pressões inflacionárias na América Latina, em um momento de inflação já elevada. Isso pode ter implicações para a coesão social, especialmente no período que antecede as eleições no Brasil e na Colômbia. A escassez de fertilizantes no Brasil (20% importados da Rússia) e um erro de política dos bancos centrais são outros riscos a se observar. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.