ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Mar/2022

Covid e Influenza elevam custo do setor industrial

De acordo com a Sondagem Especial sobre o Impacto da Covid-19 e Influenza no início de 2022, produzida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a variante Ômicron da Covid-19 e o aumento no número de contágios pelo vírus Influenza nos primeiros meses de 2022 impactaram a produção da indústria geral no primeiro bimestre do ano, com praticamente metade dos empresários percebendo aumento de custos (49%). Além da elevação de custos, ficaram entre os principais efeitos da onda de casos o aumento da incerteza (48%) e a queda da produção, apontada por 43% dos entrevistados. A percepção de atraso nos prazos de entrega da empresa foi mencionada por 33% dos empresários. Já as dificuldades logísticas no transporte de produtos e insumos foram identificadas por 15%.

O afastamento de empregados da indústria por Covid-19 ou Influenza em janeiro foi significativo, enfrentado por nove em cada dez empresas que participaram do levantamento. Apesar 6% afirmaram que não houve afastamentos por esse motivo e 3% não responderam. Segundo a entidade, em 32% das companhias consultadas, o afastamento atingiu até 5% do total de trabalhadores. Para 30%, a prática alcançou entre 6% e 10% do total de funcionários. O afastamento teve impactos diretos na produção. Mais da metade (54%) dos empresários que adotaram a medida disseram que a produção de janeiro foi afetada pelo afastamento. Outros 44% afirmaram não ter havido efeito e 2% não responderam.

O percentual de empresas cuja produção foi afetada pelo afastamento é levemente maior entre as grandes empresas (56%) e se reduz significativamente quando se considera exclusivamente as empresas da indústria extrativa, para 24%. Em fevereiro, um terço das empresas consultadas projetavam que a produção da empresa naquele mês seria afetada pelo afastamento de trabalhadores. A maioria (60%), por sua vez, acreditava que sua produção não seria impactada. Os casos confirmados ou suspeitos aumentaram a pressão sobre a produção e sobre os custos no início do ano, o que teve um efeito negativo na produtividade. A vacinação se mostra importante do ponto de vista do indivíduo, da coletividade e da economia. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.