ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Fev/2022

Brasil: descarbonizar agropecuária é oportunidade

A agenda climática está no centro da estratégia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Foi assinado convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a descarbonização da agropecuária brasileira. É uma baita oportunidade para o Brasil. Quando se fala de estrutura produtiva, indústria, agropecuária, infraestrutura, estar no Brasil é uma vantagem nesse mundo em que se entende a relevância de ativos ambientais, ativos florestais, energia sustentável e agropecuária sustentável. Por meio do convênio, será contratado um estudo que vai criar uma calculadora de análise de ciclo de vida (método que avalia toda a cadeia, desde os insumos utilizados na produção até a chegada ao consumidor final) para auxiliar na mensuração e na certificação das emissões de carbono para os diversos modelos de produção da pecuária bovina.

A partir desse sistema, serão propostos mecanismos que estimulem estratégias e modelos de negócios voltados para investimentos em tecnologias de baixo carbono. A expectativa é de que até abril seja publicado edital de seleção pública para as empresas de consultoria e instituições de pesquisa interessadas em desenvolver o estudo. As propostas devem ser aceitas até junho e a escolha da consultoria será feita em agosto. O estudo vai auxiliar o Brasil no cumprimento do chamado Acordo do Metano, assinado na COP-26, em Glasgow, Escócia, no ano passado, e que estabeleceu o compromisso de cortar em 30% as emissões de gás até 2030. Segundo a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, alguns agricultores brasileiros, que ainda sentem certa apreensão com as métricas das emissões de gases efeito estufa (GEE), podem ter boas surpresas após a mensuração, já que muito tem sido feito no Brasil para descarbonizar a produção. O Brasil é importante para a segurança alimentar do mundo, então um ganho em inovação significa que o produto ganha mais qualidade. As ferramentas que serão trazidas pelo estudo vão aprimorar ainda mais os indicadores do setor.

Poucas atividades naturais têm capacidade de descarbonização da atmosfera como a agricultura e a pecuária. O Brasil tem uma visão de pecuária de carbono neutro e, até mesmo, de estocagem de carbono. As metas traçadas no Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+ 2020-2030) foram ultrapassadas, com a mitigação de 175 milhões, de toneladas de CO2 equivalente, e incremento de 72 milhões de hectares dos sistemas descarbonizantes da agropecuária. No final do ano passado, foi anunciado o ABC+, com objetivos para 2021-2030, que é atingir 72 milhões a mais de hectares de sistema descarbonizantes e bater o recorde de mitigar mais 1 bilhão de toneladas de CO2 equivalente. É o mais ousado e inovador plano de descarbonização da agropecuária do mundo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.