ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Fev/2022

ITAÚ vai expandir carteira de crédito do agronegócio

O Itaú BBA projeta crescimento de 16% de sua carteira de agronegócios em 2022, um dos ritmos mais fortes nos segmentos do banco. A expectativa é fechar o ano com 3,8 mil a 4 mil clientes, em agroindústrias e produtores rurais, com estes últimos devendo ficar com a maior parte da expansão. Dentro do novo foco em agronegócios, o Itaú BBA espera contratar este ano 120 pessoas, fechando com 420 funcionários.

Quando começou a adotar a atual estratégia para o setor, um dos que mais cresce no país, em 2019, o banco tinha 32 pessoas na área e 950 clientes. Em dois anos, a carteira de crédito cresceu 68%. Para 2022, o banco quer avançar com os negócios da recém-criada Trading. É uma estrutura não financeira que procura viabilizar uma série de operação que o banco não se sentia confortável em fazer dentro do balanço do banco, como carregar estoque de clientes ou comprar carteira de recebíveis agrícolas.

Além disso, nos produtos voltados para o agronegócio, o Itaú BBA está finalizando seu primeiro Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagro), em parceria com a gestora de recursos do banco. A ideia foi usar os 31 escritórios de agro do BBA no País para fazer originação de ativos. O primeiro fundo é chamado de "Rura11". O fundo será liquidado no próximo dia 25 e será o maior Fiagro do Brasil. As reservas dos investidores terminaram no dia 16 de fevereiro. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.