ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Fev/2022

EUA e UE reagem contra Rússia e prometem sanções

A União Europeia avalia que a Rússia viola o direito internacional ao prosseguir com o reconhecimento das áreas não controladas pelo governo de Donetsk e Luhansk da Ucrânia como entidades independentes. Em comunicado assinado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, os líderes afirmam que a União Europeia reagirá com sanções contra os envolvidos neste ato ilegal. Além de uma violação flagrante do direito internacional, o caso também fere os acordos de Minsk, segundo o bloco.

A União Europeia reitera o seu apoio inabalável à independência, soberania e integridade territorial da Ucrânia dentro das suas fronteiras internacionalmente reconhecidas. No Twitter, líderes europeus publicaram uma mesma mensagem simultaneamente. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, irá assinar um decreto que proibirá novos investimentos, comércio e financiamento em regiões separatistas da Ucrânia. A ordem executiva fornecerá autoridade para impor sanções a qualquer pessoa determinada a operar nas áreas de Donetsk e Luhansk. Ainda de acordo com o documento, em breve medidas adicionais relacionadas à flagrante violação dos compromissos internacionais da Rússia, serão anunciadas.

Segundo a Casa Branca, tais ações são separadas e seriam adicionais às medidas econômicas rápidas e severas que estão sendo preparadas em coordenação com os aliados e parceiros caso a Rússia invada ainda mais a Ucrânia. Ainda de acordo com o comunicado, a administração segue em contato com aliados e a Ucrânia para observar os próximos passos e sobre a escalada contínua da Rússia ao longo da fronteira. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.