ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Fev/2022

Fretes: quantidade cresceu no agronegócio em 2021

Segundo a plataforma online de transporte de cargas FreteBras, no "Relatório FreteBras - O Transporte Rodoviário de Cargas", o número de fretes do agronegócio aumentou 46,9% em 2021 em relação ao ano anterior. A movimentação de fertilizantes, em virtude da maior área plantada de grãos em 2021/2022, e a digitalização de micro e pequenas transportadoras influenciaram no resultado. Com o aumento da área plantada de grãos, os produtores importaram milhões de toneladas de fertilizantes. Foi possível perceber o impacto dessa movimentação na plataforma.

O relatório revelou que os produtos do agro mais transportados pela plataforma da FreteBras foram fertilizantes (31,5%), milho (10,9%) e soja (9,2%). O setor contribuiu com 36,6% das cargas registradas em 2021, movimentando cerca de R$ 23 bilhões em fretes no período. Os Estados que concentraram a maior parte das viagens para atender ao segmento foram São Paulo (15%), Rio Grande do Sul (14,7%), Paraná (13,5%) e Minas Gerais (10,6%). A pandemia acelerou a digitalização de setores, como Transportes e Logística. Em relação a 2020, houve crescimento de 62% de novos cadastros de micro e pequenas empresas desse segmento na plataforma.

As micro e pequenas transportadoras tiveram maior facilidade de se adaptar a esse novo cenário em função de seu tamanho e menor investimento em ativos imobilizados, como frotas próprias. O crescimento de novos cadastros dessas empresas foi bastante expressivo e ajudou a movimentar ainda mais o mercado de fretes. Na compilação de dados por portos, o levantamento revela que o volume dos fretes de adubos e fertilizantes importados por Paranaguá aumentou 59,5% entre janeiro e outubro na comparação com igual período do ano anterior. Quanto à exportação, a soja teve aumento de 23% no total de fretes na plataforma.

No Porto de Rio Grande (RS), os fretes de fertilizantes importados cresceram 168,8%, passando de cerca de 20,4 mil, entre janeiro e outubro de 2020, para 54,8 mil em igual período em 2021. No mesmo intervalo de tempo, os fretes de soja destinados a este porto registraram alta de 9%. No Porto de Santos (SP), os fretes de adubos e fertilizantes aumentaram 124,8% entre janeiro e outubro de 2021 ante igual intervalo do ano anterior, segundo a plataforma. Os fretes de soja e açúcar para exportação também tiveram destaque no período, com alta de 76,9% e 17,6%, respectivamente. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.