ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Fev/2022

Indústria alimentícia: fusões e aquisições em 2022

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), o investimento da indústria de alimentos em fusões e aquisições (M&As) deve continuar neste ano. Historicamente, a indústria investe cerca de 3% do faturamento em fusões e aquisições. Neste ano, o investimento deve continuar em 3%. Em 2021, as M&As do setor movimentaram R$ 26,85 bilhões, frente aos R$ 21,18 bilhões investidos em transações em 2020. Foi um número bastante grande de negócios.

Em 2020, houve dificuldade com a pandemia e, em 2021, novos movimentos foram realizados. A busca por inovação é um dos principais fatores que motivam as fusões e aquisições da indústria alimentícia. Historicamente, o setor se destacou por investir em inovação, desde produtos light, diet, sem glúten, veganos e agora plant-based. A indústria de alimentos e bebidas busca, de forma geral e intensa, a inovação. As M&As quase sempre são motivadas por essa busca de inovação, seja por marcas ou tecnologias.

Importante destacar o investimento da indústria de alimentos em sustentabilidade: cerca de 22% dos investimentos da indústria estão conectados à agenda de ESG (governança ambiental, social e corporativa). É uma indústria próxima ao campo e ligada a esse movimento de sustentabilidade. Outro ponto importante é a transparência das ações da indústria alimentícia para o consumidor entender o que está sendo feito. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.