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16/Fev/2022

Indústria alimentícia eleva apostas no food service

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), as vendas da indústria de alimentos para o food service devem representar 29% do faturamento esperado para o setor neste ano. Antes da pandemia de Covid-19, o setor crescia a taxas expressivas e representava um terço do mercado brasileiro de alimentos e bebidas. Desde o ano passado há recuperação, com o crescimento de pessoas se alimentando fora de casa, o que mostra que a vida está voltando ao normal. Neste ano, deve haver aceleração da retomada, com controle da pandemia e menores restrições sociais.

Em 2019, 33,1% do total vendido pela indústria alimentícia no mercado interno era destinado ao food service. O montante caiu para 24,4% em 2020, com o surgimento da pandemia, e subiu para 26,3% em 2021. No ano passado, as vendas de alimentos e bebidas ao segmento cresceram 26%, para R$ 176,3 bilhões. Foi uma taxa de crescimento muito interessante em 2021. Neste ano, vendas para o segmento devem crescer de 15% a 18%. A expectativa é encerrar o ano com 29% das vendas para food service.

Novos modelos de negócios, como e-commerce e delivery, vieram para ficar e tendem a ser tendências observadas neste ano. O varejo alimentício contribuiu com os outros R$ 493,3 bilhões gerados pelas vendas dos alimentos industrializados no ano passado. Em 2021, o setor faturou R$ 678,5 bilhões no mercado interno, 1,8% mais que em 2020. O crescimento das vendas reais do setor no ano passado, descontada a inflação, de 3,2%, poderia ter sido "melhor caso não fosse a elevação do preço das matérias-primas e a falta de embalagens. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.