ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Fev/2022

Alimentos: fiscalização de estoques governamentais

No ano passado, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou 3.145 vistorias dos estoques governamentais de alimentos, entre eles milho e feijão. Foram conferidos produtos depositados em 271 armazéns localizados em 72 municípios do País, abrangendo 100% do volume estocado. Um total de 304.254 toneladas foi vistoriada em números acumulados, já que foi realizada mais de uma vistoria nessas unidades ao longo do ano.

Em relação às perdas em armazenagem, foram computadas 1.101 toneladas, representando um decréscimo de cerca de 80% em relação ao ano de 2020. Além dos estoques, foram fiscalizados o Programa de Vendas em Balcão (ProVB), a Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), o Prêmio do Seguro Rural (PSR) e o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), totalizando 2.411 vistorias.

Também foram objeto de fiscalizações realizadas pela Conab o Programa de Aquisição de Alimentos (atual Alimenta Brasil) e o Selo Biocombustível Social (SBS). Para este ano, estão programadas cinco etapas de fiscalização dos estoques governamentais, a serem realizadas em abril, maio, junho, agosto, novembro e dezembro, abrangendo todos os Estados que detenham estoques governamentais. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.