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04/Fev/2022

Alimentos: tendências para o consumo para 2022

A FrieslandCampina Ingredients, empresa global de ingredientes saudáveis e funcionais, lançou um novo relatório revelando cinco tendências para impulsionar a evolução das indústrias de alimentos, bebidas e suplementos em 2022. O relatório "Shaping the future of nutrition" oferece informações especializadas sobre as últimas pesquisas de mercado e com consumidores, para ajudar as marcas a identificar áreas para inovação e desenvolvimento de novos produtos no mercado ativo de desempenho e nutrição médica.

No contexto da Covid-19, as ansiedades em torno da saúde e do bem-estar nunca foram tão grandes. No entanto, pesquisas sugerem que os consumidores estão lidando com isso de maneiras novas e inesperadas, incluindo o reconhecimento de uma ligação entre saúde pessoal e ambiental. As cinco tendências que moldam o comportamento do consumidor e os hábitos de compra incluem:

1) Planeta em primeiro lugar na nutrição: 65% dos consumidores acreditam que as marcas de alimentos e nutrição deveriam fazer mais para proteger o planeta. À medida que os consumidores se tornam mais conscientes ética e ambientalmente, construir confiança na marca é crucial. A transparência não é negociável quando se trata de criar essa confiança, mas as marcas também precisarão fazer declarações significativas e tangíveis para se destacarem para os consumidores.

2) Resiliência em um mundo sempre desafiador: a pandemia criou uma experiência rara e unificadora para pessoas de todo o mundo e, se uma palavra resume como as pessoas estão se sentindo, é "estressadas". Em 2022, as pessoas vão querer se recuperar e proteger o futuro com mais resiliência. E essa resiliência será uma questão de corpo e mente. Assim, 60% dos consumidores dizem que melhorar sua saúde geral e bem-estar é sua principal prioridade, com sono, humor e condicionamento físico sendo os primeiros da agenda.

3) O futuro é flexitariano: os consumidores estão incorporando cada vez mais ingredientes à base de plantas em suas dietas, juntamente com as fontes tradicionais de proteína. De fato, mais de um quarto dos consumidores se consideram flexitarianos. A proteína verde é vista como proteína limpa, mas com os consumidores que não querem perder o sabor, a textura e o valor nutricional dos produtos de origem animal, a combinação de várias fontes de proteína vegetal e láctea preenche todos os requisitos.

4) A saúde holística começa no intestino: o equilíbrio é uma tendência e, para muitos consumidores, o bem-estar holístico é o objetivo final em 2022. Globalmente, dois em cada três consumidores reconhecem que a saúde intestinal é fundamental para alcançar o bem-estar geral. Com os consumidores mais tecnológicos mantendo-se atualizados com as pesquisas recentes e a ciência ampliando a compreensão do papel tão importante do intestino, a FrieslandCampina Ingredients prevê uma oportunidade de crescimento para alimentos, bebidas e suplementos que visam áreas de saúde em alta, como imunidade ou sono, incluindo ingredientes que estimulam o intestino, como prebióticos.

5) Celebrando o envelhecimento saudável: à medida que a população global continua envelhecendo, os consumidores estão repensando o que significa envelhecer bem. Consumidores de todas as idades estão reavaliando proativamente sua saúde e dietas, inclusive a busca de benefícios dos alimentos do dia a dia no envelhecimento saudável. Com 90% dos consumidores envelhecidos escolhendo alimentos e bebidas em vez de suplementos tradicionais, há uma clara demanda por produtos novos e inovadores que apoiem o envelhecimento saudável, direcionados a uma variedade de consumidores em todas as faixas etárias.

As marcas estão sentindo a pressão para acompanhar as demandas em constante evolução, à medida que os comportamentos dos consumidores continuam mudando e sendo moldados por forças externas. A Covid-19 colocou as preocupações de saúde e bem-estar em mente, tanto para o indivíduo quanto para a população global coletiva. Ao mesmo tempo, a pandemia acentuou o foco na sustentabilidade e em como a saúde ambiental influencia nosso bem-estar atual e futuro. É crucial que as marcas abracem e orientem essas tendências. Fonte: Dairy Industries International. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.