ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Fev/2022

Créditos de Carbono destinado a propriedades rurais

A Radicle, companhia especializada em estruturar projetos de créditos de carbono, e a Produzindo Certo, que visita propriedades agrícolas para levantar informações de sustentabilidade, assinaram acordo de parceria para identificar propriedades que possam emitir créditos de carbono preservando solos agrícolas e florestas nativas. A expectativa é assinar os primeiros contratos nos próximos meses e possibilitar a venda de créditos já no ano que vem.

Serão examinadas propriedades na Plataforma Produzindo Certo que tenham reserva legal excedente e que possam se comprometer a não desmatar. Também haverá avaliação de propriedades que possam reduzir as emissões por meio de aumento de sequestro de carbono no solo. As propriedades selecionadas receberão proposta de participação nos projetos, estruturados pela Radcile e depois negociados em mercados voluntários de carbono. Quem aderir será incluído no Programa Fazendas Vivas, da Radicle.

É um desafio convencer produtores a trocar o ganho de curto prazo, especialmente num momento como o atual, em que commodities agrícolas estão valorizadas, por um projeto de potencial no futuro. O projeto de crédito de carbono é como um investimento de renda fixa de 30 anos, mas que também gera benefícios para a produtividade na propriedade. A presença de uma floresta favorece o microclima local, a fertilidade do solo, a presença e a dispersão de polinizadores, a proteção contra pragas, ventos intensos e até incêndios. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.