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28/Jan/2022

Consumidores estão em busca do “rótulo limpo”

Na esteira do crescimento do mercado de cosméticos no País, uma das tendências é a do "rótulo limpo", que pega carona na exigência do consumidor por produtos sustentáveis. Pesquisa da Nielsen Brasil mostrou que 42% dos brasileiros mudaram hábitos de consumo para reduzir o impacto ambiental do consumo e que 58% descartam marcas que fazem testes em animais. A definição do que é um rótulo limpo, porém, ainda é incerta. Segundo a plataforma A Naturalíssima, a beleza limpa se espalhou pelo consumo. É um movimento que envolve uma série de atitudes O "limpo" também está relacionado à transparência e à ética das empresas. De acordo coma plataforma Clean & Simple, da Ingredion, não há uma regulação que defina o que é rótulo limpo e rótulo simples.

A definição se faz pelas percepções e pelas pesquisas do consumidor. Algumas certificadoras que atestam esses produtos são o IBD e a EcoCert. Há 20 anos no mercado, a Yes! Cosmetics vem fazendo a transição de seus produtos desde 2016. A marca não tem 'cara' de ecológica, sempre teve visual colorido e usava muito plástico. Então, viu a oportunidade de mostrar que podia agregar preocupações com o meio ambiente Além de inserir no catálogo itens veganos e sem testes em animais, a marca está trocando as formulações dos produtos anteriores. Outros pontos de atenção são a rastreabilidade da matéria-prima e o uso de papel proveniente de florestas de manejo sustentável nas embalagens. Há mais de três anos, a Yes! também deixou de usar parabenos e triclosan, substâncias que, apesar de liberadas e encontradas em diversos produtos, podem ter potencial alergênico. O desafio é trazer tudo isso de forma acessível.

A Yes! é uma marca para o público C e D, e os substitutos veganos são mais caros. Mas, tem de fazer um investimento para sair na frente. Hoje, dos 160 itens da marca, 93% são veganos. A expectativa é de chegar a 100% no fim do ano. A Weleda Brasil, empresa centenária no ramo de cosméticos naturais, diz que o segmento como um todo se especializou em substâncias com potencial impacto negativo, como silicone, acrílico e plásticos. O desafio da transição é mudar a cadeia produtiva, os fornecedores e a mentalidade. Tem de fazer revisão na forma de pensar essa cosmética, de como se vai escolher ativos e conservar formulação. Exige capacitação técnica, estudo e a busca de fornecedores com a mesma intenção. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.