ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Jan/2022

La Niña poderá favorecer a ocorrência de geadas

A Embrapa Agropecuária Oeste, por meio do seu sistema de previsão de geadas, alerta para o alto risco de ocorrer geada no mês de junho de 2022 em municípios da região sul de Mato Grosso do Sul. Essa probabilidade é de 75%, podendo acontecer sob qualquer intensidade, desde fraca até forte. O fenômeno La Niña se caracteriza pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial. Quando isso acontece, dadas as fortes interações que existem entre o oceano e a atmosfera, as condições climáticas mundiais passam a ser influenciadas por essa realidade momentânea.

Desde o trimestre abril-maio-junho de 2020 este resfriamento está acontecendo, demonstrando ser um resfriamento prolongado. A ocorrência de dois trimestres com anomalias de temperatura que superam –0,5ºC já é suficiente para caracterizar a ocorrência de La Niña. Analisando-se o histórico climático da região sul de Mato Grosso do Sul em relação às outras vezes que esse fenômeno aconteceu, sempre em anos de La Niña ocorreu frio intenso no mês de junho, com temperaturas chegando abaixo de 6ºC e na maioria das vezes abaixo de 4ºC, caracterizando condição favorável a geadas.

O caso mais recente é o do ano de 2021. Com índice de confiança de 95%, o sistema é capaz de prever em dezembro qual a temperatura mínima que deverá ocorrer em junho, no sul de Mato Grosso do Sul. Por meio da temperatura prevista e com base nos critérios do método é possível prever a probabilidade de ocorrer geada e qual a intensidade da mesma. Essa previsão antecipada é monitorada até o mês de maio, pois as condições de temperatura da superfície do mar podem mudar até lá e, se essa mudança for significativa, a previsão precisa ser reavaliada. Fonte: Embrapa Agropecuária Oeste. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.