ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Jan/2022

Brasil: alguns setores relatando falta de insumos

De acordo com análise das respostas sobre dificuldades para obtenção de insumos na Sondagem da Indústria da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a melhora nos gargalos de produção da indústria, vista nos últimos meses de 2021, não é generalizada. Algumas atividades ainda são mais afetadas do que outras, assim como alguns insumos apresentam mais problemas. A escassez de plástico e componentes eletrônicos, por exemplo, piorou entre junho e outubro do ano passado.

Quando começaram os problemas de abastecimento, em 2020, já foi possível notar dificuldades maiores para bens duráveis. Além disso, as empresas de menor porte estão sofrendo mais, como era esperado. Pelos dados da Sondagem da Indústria da FGV, a proporção de entrevistados relatando dificuldades para obtenção de insumos necessários à produção caiu de 55,5%, em novembro de 2020, para 42,5% em outubro passado, na média.

Só que, entre as pequenas e microempresas (com até 99 empregados), a proporção foi de 53,7% em outubro. Pequenas confecções de Nova Friburgo (RJ), cidade que abriga um polo produtor especializado em moda íntima, sentem a escassez. Mais do que a falta de material, o grande problema é o encarecimento dos insumos. A restrição de oferta só não foi pior porque a demanda esfriou, pois a população não teve poder de compra. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.