ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Dez/2021

UE deverá restringir soja e carne bovina do Brasil

Conforme avaliação da consultoria britânica TS Lombard, as regras comerciais impostas pela União Europeia que buscam combater a compra de produtos associados ao desmatamento podem prejudicar os exportadores de soja e de carne bovina no Brasil. Nos próximos anos, o Brasil começará a sofrer as consequências se não conseguir reduzir o desmatamento. A soja brasileira pode perder mercados na União Europeia para concorrentes dos Estados Unidos.

A nova legislação da União Europeia visa a combater a perda florestal global. O pressuposto básico da União Europeia é que commodities, incluindo soja, carne, óleo de palma, madeira, cacau e café, estão causando o desmatamento e a degradação florestal, assim como alguns dos produtos derivados dessas commodities, como couro, móveis, celulose e papel e chocolate. Em relação à carne bovina do Brasil, a percepção é de que os pecuaristas brasileiros destroem há anos florestas nativas para abrir novas pastagens.

Os frigoríficos brasileiros, incluindo JBS, Marfrig e Minerva, estão em risco, embora tenham algumas fábricas localizadas em outras nações, onde o desmatamento é menos problemático, e estão trabalhando para manter o gado criado em áreas recém desmatadas fora de sua cadeia de suprimentos. Mesmo assim, empresas desse setor enfrentarão questionamentos cada vez maiores por parte dos consumidores, investidores e credores por causa do desmatamento. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.