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09/Dez/2021

Varejo: vendas recuam em outubro ante setembro

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do comércio varejista caíram 0,1% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal. Na comparação com outubro de 2020, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram queda de 7,1%. Nesse caso, o resultado também ficou menor do que a mediana das expectativas, que era de 6,0%, com previsões que iam de contrações de 7,5% a 4,1%. As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 2,6% no ano e alta também de 2,6% em 12 meses. Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 0,9% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal. Na comparação com outubro de 2020, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram recuo de 7,1% em outubro de 2021. As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 6,3% no ano e aumento de 5,7% em 12 meses.

Cinco das oito atividades que integram o varejo restrito registraram quedas em outubro ante setembro. No agregado, o comércio varejista teve queda de 0,1% ante setembro. Entre as atividades, as maiores quedas foram verificadas nos segmentos de Livros, jornais, revistas e papelaria (-1,1%) e Móveis e eletrodomésticos (-0,5%). O segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que tem o maior peso no agregado do varejo, registrou queda de 0,3% nas vendas de outubro ante setembro. Impactado diretamente pela inflação, as vendas de Combustíveis e lubrificantes também caíram 0,3% ante setembro. As vendas de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos tiveram leve queda de 0,1%. Na contramão, as atividades que tiveram crescimento no volume de vendas na passagem de setembro para outubro foram Tecidos, vestuário e calçados (0,6%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,4%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,6%).

Considerando, além das oito atividades investigadas no varejo restrito, os dois segmentos que integram o varejo ampliado, as vendas de Veículos, motos, partes e peças registraram queda de 0,5% sobre setembro e as de Material de construção recuaram 0,9%. A heterogeneidade de desempenhos ao longo da crise causada pela Covid-19 chama a atenção. As vendas de artigos farmacêuticos estão 11,7% acima do patamar pré-pandemia. No varejo ampliado, as vendas de material de construção estão 10,9% acima de fevereiro de 2020. A atividade de maior peso no geral, o segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, está apenas 0,2% abaixo do nível pré-pandemia. Por outro lado, as vendas de livros e papelaria ainda estão 38,0% abaixo do patamar anterior à Covid-19. Também no terreno negativo, chamam a atenção as vendas de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (13,2% abaixo) e Combustíveis e lubrificantes (11,1% abaixo). Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.