ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Dez/2021

PIB da Agropecuária: forte queda no 3º trimestre

O tombo de 8,0% no Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no terceiro trimestre ante o segundo trimestre, informado nesta quinta-feira (02/12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi o pior desempenho nessa base de comparação desde o primeiro trimestre de 2012, quando houve queda de 19,6% sobre os três últimos meses de 2011. A queda na comparação interanual, de 9,0%, também foi a maior desde o primeiro trimestre de 2012. Naquele trimestre, houve um tombo de 11,2% sobre os três primeiros meses de 2011. Pela ótica da demanda, o tombo de 9,8% nas exportações no terceiro trimestre ante o segundo trimestre foi o maior da série histórica do PIB, iniciada em 1996. Isso se deveu a uma elevada base de comparação no segundo trimestre.

De abril a junho, as exportações haviam saltado 13,7% ante os três primeiros meses do ano. Foi a maior alta desde os 14,1% do terceiro trimestre de 2006 sobre o segundo trimestre daquele ano. Houve atraso nos embarques de soja, o que acabou concentrando as exportações do grão no segundo trimestre. Ainda na ótica da demanda, mas na comparação interanual, a alta de 20,6% nas importações sobre o terceiro trimestre de 2020 é a maior desde o quarto trimestre de 2010, quando houve um salto de 24,5%. A queda na atividade agropecuária no terceiro trimestre puxou para baixo o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no período.

O mau desempenho foi influenciado por perdas nas lavouras de café, algodão, milho e cana-de-açúcar, mas também no segmento pecuário, especialmente de criação de bovinos. Várias lavouras importantes do Brasil estão com expectativa de queda no ano. As consequências da seca reduziram os ganhos com a lavoura em 2021, com exceção da soja, que foi plantada antes, colhida e exportada antes do terceiro trimestre deste ano. Este ano, além de ter problemas climáticos adversos, houve o problema de bienalidade do café. A agropecuária ganhou bastante peso e está em quase 7% do PIB, exatamente porque foi favorecida em 2020. O peso é pequeno, mas uma queda de 8% no trimestre influencia o resultado geral do PIB. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.