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18/Nov/2021

Logística: agronegócio esperando pela BR do Mar

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a BR do Mar é "o projeto dos sonhos do agronegócio". Ainda em referência à BR do Mar, que prevê a navegação de cabotagem, ou seja, de embarcações entre os portos do País, a entidade tem feito esforços em aprovar o projeto, em tramitação no Senado. É importante lembrar que 80% da população brasileira vive próxima ao litoral, a 200 Km de distância, no máximo.

Assim, a cabotagem seria muito relevante, não só para a exportação em si, uma vez que haveria troca entre produtos de portos brasileiros e com destino ao mercado externo. Baratearia muito o custo do transporte, que hoje tem como principal matriz a rodoviária. A cabotagem representa, hoje, apenas 8% da matriz brasileira. A CNA fez um estudo, com o Ministério da Agricultura, que previa redução de custos no transporte de milho para pecuaristas da Região Nordeste.

A integração dos modais de transporte (rodoviário, aquaviário e cabotagem) conseguiria reduzir em 40% a redução do frete. Após a aprovação da BR do Mar, a CNA pretende pressionar para a aprovação da BR do Rio, que prevê a navegação nos rios do Brasil. Segundo a Esalq-LOG, a BR do Mar, bem como a utilização das ferrovias e novos projetos de logística são bem-vindos.

Nos últimos 10 anos, o transporte brasileiro de cargas vem apresentando transformações importantes, especialmente porque a movimentação para exportação em um país de dimensões continentais como o Brasil precisa vencer longas distâncias. Mas, quanto à BR do Mar, ainda há um gargalo a ser vencido: a bandeira da embarcação. Até que ponto a navegação por cabotagem pode efetivamente ser explorada por agentes nacionais e, eventualmente, internacionais é uma dúvida. Porém, as negociações estão avançadas. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.