ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Nov/2021

COP-26: acordo para mercado de carbono global

A delegação brasileira acredita que o momento atual é o que mais se aproxima de um acordo para a criação de um mercado de carbono global mandatório na Convenção do Clima em Glasgow (COP-26). Em sessão plenária sobre o Artigo 6º do Acordo de Paris, que trata do tema, negociadores brasileiros disseram que o País tem apoiado um resultado equilibrado, que permitiria a rápida implementação das abordagens cooperativas. Eles aproveitaram o momento para agradecer aos proponentes da abordagem de “restrição de uso” (ou abordagem de autorização) durante as negociações, enfatizando a inventividade da saída encontrada. Embora longe das propostas originais do Brasil, o País vai apoiar totalmente sua adoção.

Para o Brasil, essa alternativa permitirá uma estrutura transparente, inclusiva e robusta para contabilizar as transferências internacionais de reduções de emissões do Artigo 6.4 do Acordo de Paris. Inicialmente, o País havia proposto uma solução com prazo determinado para que uma isenção aos ajustes correspondentes não fosse aplicada a certas transações. Nos últimos dois anos, desde a COP-25, o Brasil permaneceu aberto para explorar a implementação desta proposta, mas, infelizmente, não foi encontrada a abertura que esperada. Os negociadores disseram ainda que chegaram à COP-26 prontos para explorar outras soluções que as Partes sinalizaram positivamente anteriormente, como a abordagem de autorização. Essa abordagem está refletida no texto atual.

O conjunto inclui a abordagem de autorização, os arranjos institucionais para uma solução intermediária para a transição do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo para o Artigo 6.4 de uma forma que garanta uma ação antecipada e o início imediato de Artigo 6.4 de forma transparente e ordenada. A programação da COP está prevista para ocorrer até esta sexta-feira (12/11), mas nas últimas edições, por conta da dificuldade das negociações, tem ocorrido uma extensão para o final de semana. O primeiro-ministro britânico Boris Johnson, anfitrião do evento, pediu celeridade das tratativas para que se chegasse a um consenso antes do fim de semana. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.