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11/Nov/2021

Governo quer promover o agronegócio no exterior

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, afirmou que o governo quer recuperar e aumentar o número de ações presenciais e híbridas para promoção do agronegócio brasileiro no exterior. Com a perspectiva de melhora das condições sanitárias da pandemia de Covid-19, será possível ampliar a participação de pequenas e médias empresas em feiras internacionais no ano que vem. Em muitas embaixadas e consulados, será possível reforçar o modelo híbrido de encontros, com sessões de exposição e degustação de produtos seguidas de participação virtual de empresários brasileiros atuantes no setor. O objetivo é intensificar a prospecção de oportunidades e desafios em segmentos específicos.

O Itamaraty quer fortalecer as sinergias entre a política comercial brasileira e a promoção comercial que é conduzida no exterior, ao mesmo tempo em que estende a atuação a temas do setor agrícola, como por exemplo, a reputação do agronegócio brasileiro e a projeção, no exterior, dos compromissos da produção agropecuária em consonância com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. A intensificação da atuação conjunta dos ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura resultou na abertura de 167 novos mercados no exterior a produtos brasileiros, desde 2019.

A meta é superar a marca de 200 mercados abertos antes do final deste ano. Para isso, desde o ano passado o Itamaraty criou setores agrícolas com funcionários exclusivos para a promoção dos interesses do agronegócio brasileiro em 46 embaixadas e consulados. Esses setores dedicados se somam aos 120 setores de promoção comercial já existentes nas principais cidades do mundo. De janeiro a julho deste ano, as exportações da agropecuária superaram US$ 70 bilhões, o maior valor da série histórica para o período. Apenas em agosto de 2021, foram US$ 10,9 bilhões, acima do recorde registrado em agosto de 2013, de US$ 10,1 bilhões. Fonte: Agência Brasil. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.