ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Nov/2021

COP-26: questão do desmatamento ilegal preocupa

Segundo o Ministério da Agricultura, o governo federal tem completa consciência do problema do desmatamento no País. A consciência do problema é o primeiro passo para resolvê-lo. O desmatamento ilegal é coisa de bandido e fora-da-lei e o governo está tomando todas as atitudes para coibir o desmatamento ilegal. O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, além do ministro da Economia, Paulo Guedes, ressaltaram, na COP-26, a necessidade de concurso público para aumentar a fiscalização. Na COP-26, fala-se muito sobre a seriedade da questão. É um problema grave, que o Brasil precisa encarar.

Mas, ressalta-se que o desmatamento ilegal está sendo combatido. Inegavelmente, é um problema de imagem que o País precisa resolver, tanto em relação ao desmatamento quanto às queimadas. A Embrapa afirmou que teve uma percepção otimista quanto à imagem do Brasil no exterior nesta última semana de COP26. Tendo em vista a forma transparente como o Brasil se portou na COP26, há uma imagem positiva da agricultura brasileira. Ficou claro que o Brasil vai continuar a participar com seriedade deste debate, inclusive na COP-27, no Egito.

O País tem o Código Florestal, uma das legislações ambientais mais modernas. Quando é mencionado para os europeus que o Código Florestal exige que, na Amazônia, o produtor preserve 80% da área com mata nativa, eles ficam impressionados. Quanto ao desmatamento ilegal, a Embrapa reconhece que o problema existe, mas que a melhor forma de combatê-lo é encará-lo de frente. A Embrapa ressaltou que 99,9% dos produtores rurais respeitam a lei ambiental. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.