ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Nov/2021

COP-26: lançamento do Consórcio Brasil Verde

Na tentativa de manter uma agenda climática ativa e angariar recursos internacionais para Amazônia, independente do governo de Jair Bolsonaro, um grupo de 22 governadores, liderados por Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo, lançou nesta quinta-feira (04/11) na 26° Conferência do Clima da ONU (COP-26), em Glasgow, o "Consórcio Brasil Verde".

A iniciativa tem como objetivo qualificar as entidades federativas para receber recursos do exterior para a Amazônia. O consórcio foi criado pela importância do tema pelo afastamento do governo federal desse tema. O primeiro objetivo do consórcio é traçar planos estaduais de neutralidade de carbono. O grupo defende que cada Estado tenha liberdade para elaborar planos para atingir o compromisso da neutralidade em carbono assinado pelos governadores durante a conferência, tirando assim o tema da coordenação do governo federal.

A COP26 não contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro. A política do governo com relação ao meio ambiente foi um dos principais motivos para a ausência. Na avaliação do vice-presidente Hamilton Mourão, se Bolsonaro comparecesse à conferência, ele estaria em um lugar em que "todo mundo vai jogar pedra nele". Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.