ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Nov/2021

COP-26: financiamentos contra o desmatamento

Anfitrião do evento, o Reino Unido tem todo o interesse de que a COP-26, que ocorre em Glasgow (Escócia), apresente resultados concretos de negociações e se torne tão memorável quanto foi a edição de Paris, por exemplo. Por isso, como mesmo tem propagado, lidera uma mobilização bilionária de fundos para proteger a Amazônia, um dos maiores símbolos do meio ambiente de todo o planeta. Os recursos de financiamento são voltados para eliminar e reverter o desmatamento na floresta e em outros biomas brasileiros.

Os investimentos incluem um reforço em iniciativas já existentes, como 300 milhões de libras esterlinas para o Financiamento Internacional sobre o Clima (ICF) e 200 milhões de libras para a Coalizão LEAF. Os anúncios fazem parte de um pacote sem precedentes de compromissos econômicos e políticos para acabar com o desmatamento em todo o mundo, assinado por mais 100 líderes mundiais durante a COP-26, reforça o governo britânico. Os montantes chegam a 8,75 bilhões de libras (US$ 12 bilhões) em financiamento público, além de 5,3 bilhões de libras (US$ 7,2 bilhões) de investimento privado.

O comunicado feito pelo Reino Unido e disseminado pelas embaixadas do país no mundo ressalta que as florestas absorvem cerca de um terço do CO2 global liberado da queima de combustíveis fósseis todos os anos, mas estão sendo perdidas em uma velocidade alarmante. Uma área de floresta do tamanho de 27 campos de futebol é perdida a cada minuto. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.