ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Nov/2021

Chuvas favorecem lavouras da safra 2021/2022

De acordo com análise da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada no último Boletim de Monitoramento Agrícola Cultivos de Inverno e Verão (Safra 2021/2022), o bom volume de chuvas que caiu nas primeiras semanas de outubro na maior parte do País melhorou a condição das culturas agrícolas. As precipitações ocorreram principalmente nas Regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A Região Nordeste, por sua vez, teve um volume menor e mais irregular.

O boletim aponta que as chuvas têm contribuído para a recuperação do armazenamento de água no solo, dos cultivos da safra de inverno em floração, além do enchimento de grãos e o avanço da semeadura de verão da safra 2021/2022. O excesso de chuvas na Região Sul e em parte do estado de São Paulo, todavia, pode interferir na qualidade do grão a ser colhido de lavouras de trigo em estágios mais avançados. Os níveis de maturação estão diversos nas lavouras de inverno do Rio Grande do Sul, por causa da falta de chuvas, geadas e o posterior retorno das chuvas, que permitiu que parte das lavouras se recuperasse.

Na região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a semeadura da safra está no começo, ocorrendo principalmente nos perímetros irrigados e em poucas áreas onde as chuvas caíram de forma localizada. Na região da Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia), a predominância do tempo seco é favorável para as operações de colheita do milho da 3ª safra de 2021. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.