ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Out/2021

BNDES: projetos para o agro e garantia para CRA

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) planeja novos projetos para o agronegócio e uma ação de garantia para operações. Ainda não há nada aprovado, mas a expectativa é poder anunciar até novembro ou dezembro. Entre as novidades listadas, pode-se citar um apoio aos bioinsumos, alinhado ao Programa Nacional de Bioinsumos do Governo Federal, que possibilita financiamento para venda ou consumo desse tipo desse tipo de material. Além disso, há a expectativa de oferecer desconto para empresas que queiram disseminar a conectividade em áreas rurais. O BNDES acredita muito nesse potencial para explorar o IOT (internet das coisas) no campo.

Há também a intenção de perenizar o Prorenova, que financia a renovação e a implantação de novos canaviais no País. Como já existe há nove anos, foi proposto que fique perene. O banco pretende dar a opção para que o tomador de crédito opte por uma taxa fixa de juros em vez de a taxa acompanhar algum índice de inflação. Desse jeito, quem quiser poderá escolher entre IPCA, Selic e a taxa fixa. Isso deve valer principalmente para cooperativas, que já estão acostumadas a trabalhar com esse tipo de taxa. Em um primeiro momento, esse recurso ficará disponível apenas para o setor agro.

Por fim, há a intenção de lançar o BNDES Garantia, em que o banco oferece uma fiança (ou uma garantia) de que o tomador de um financiamento irá cumprir com suas obrigações. Hoje, a iniciativa existe como projeto piloto e foi feita uma operação. Foi utilizado para estimular as operações de CRA. O BNDES pensa em entrar para garantir o CRA e mostrar ao investidor que esse é um setor bom, que cresce. A ideia é dar conforto para o investidor. O objetivo não tomar mercado, depois de um tempo o banco pode até sair. A expectativa é de definir uma estratégia para o projeto até 2022. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.