ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Out/2021

Paralisação das transportadoras de combustíveis

Transportadores de combustíveis da Região Sudeste afirmam que vão paralisar suas atividades a partir da meia-noite desta quarta-feira (20/10). A informação foi confirmada pela Associação das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados do Petróleo do Rio de Janeiro (Associtanque-RJ). A manifestação é contra os preços elevados do diesel, da gasolina, do gás de cozinha, dos lubrificantes e derivados. As empresas transportadoras de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo também devem aderir à paralisação.

A estimativa é de que entre 1,2 mil e 1,5 mil veículos tanqueiros deixarão de circular. A manifestação ocorrerá sem interdição de rodovias. Os veículos ficarão parados nos estacionamentos das empresas. Os atos ocorrerão por tempo indeterminado, até as demandas da categoria serem atendidas pelo governo federal e estaduais. Para a categoria, o governo precisa resolver a situação do diesel, do PIS/Cofins e ICMS sobre combustíveis e apresentar uma solução plausível. O governo federal e os governos estaduais foram notificados sobre a paralisação e sobre as demandas das transportadoras de combustíveis.

O Sindicato das Empresas Transportadoras De Combustível e Derivados De Petróleo do Estado de São Paulo (Sinditanque-SP), o Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG) e o Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustível e Derivados de Petróleo do Estado do Espírito Santo (Sinditanque-ES) confirmaram a adesão ao movimento. Há outra greve prevista para o dia 1º de novembro. Caminhoneiros rodoviários autônomos e celetistas anunciaram estado de greve no e afirmam que vão paralisar as atividades em 1º de novembro, caso o governo não atenda às reivindicações da categoria. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.