ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Out/2021

Sustentabilidade: os desafios e as oportunidades

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que a agenda de sustentabilidade tem enormes desafios, mas também apresenta oportunidades. A questão ambiental e climática ganhou uma importância maior na pandemia e tem influenciado grandemente a agenda econômica. O Brasil tem uma importante riqueza ambiental e grande potencial para investimentos verdes. Campos Neto voltou a defender que o choque do clima na inflação é um fenômeno mundial, mas que pode exercer impactos de longo prazo sobre a formação dos preços. Segundo ele, o Brasil presenciou choques climáticos, com impactos nos preços dos alimentos e de energia.

Ele voltou a falar da importância que a questão climática tem para o Banco Central que, não é de hoje, tem atuado na questão da sustentabilidade. Ele lembrou que o Banco Central anunciou, recentemente, um conjunto de regras para análise de critérios ESG (práticas ambientais, sociais e de governança), que podem criar um funil extra para a obtenção de empréstimos para grandes projetos. Ainda de acordo com Campos Neto, a agenda de sustentabilidade visa induzir o desenvolvimento de finanças verdes. Ele voltou a ressaltar a criação do Bureau de Crédito Rural Sustentável. A medida busca definir critérios de sustentabilidade aplicáveis às concessões de crédito rural que permitirão caracterizar as operações de crédito rural como sustentáveis do ponto de vista social, ambiental e climático.

O Bureau será uma ferramenta para a gestão de riscos pelas instituições financeiras e um passo importante para o desenvolvimento de um mercado de títulos verdes, bem como para a securitização dessas operações de créditos verdes. Orientado pelos princípios do Open Finance, permitirá que os beneficiários do crédito rural compartilhem suas informações com qualquer interessado sem necessidade de intermediação de agentes financeiros. Esse compartilhamento financeiro permitirá uma melhor precificação dos ativos, beneficiando as condições de crédito para que eles entrem em conformidade com os critérios de sustentabilidade. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.