ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Out/2021

Mercosul: plano para fortalecer o cooperativismo

A Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM), sob Presidência Pro Tempore do Brasil, deu início na segunda-feira (18/10), em São Paulo, ao Workshop Internacional “Cooperativas do Mercosul e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Construção de um Plano Estratégico Baseado na Agenda 2030”. Participam do encontro delegações da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). O evento acontece até esta quarta-feira (20/10) e contará com apresentações e debates sobre temas relacionados ao desenvolvimento e fortalecimento do cooperativismo no Mercosul, com o objetivo de reestruturar o planejamento estratégico da RECM, redefinir o seu plano de comunicação e estabelecer uma agenda conectada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ao longo da programação, será estabelecido de forma coletiva o trabalho a ser desenvolvido pelo colegiado nos próximos anos. O objetivo é construir um plano estratégico baseado na Agenda 2030 da ONU. Esses encontros vão ajudar a construir pontes para combater as desigualdades sociais e criar as oportunidades para a prosperidade de milhões de pessoas no Brasil, no Mercosul e no mundo. O cooperativismo é uma das grandes soluções para essa demanda e a ministra Tereza Cristina apoia muito o cooperativismo brasileiro. Neste sentido, a programação do evento busca promover, junto a representantes de organismos governamentais e internacionais, o potencial de mobilização social e desenvolvimento econômico das cooperativas para as ações em prol da Agenda 2030.

Por meio de diversas atividades, os participantes farão um intercâmbio de experiências em boas práticas de cooperativas que têm atuado em suas comunidades alinhadas aos ODS. O representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) na Argentina e Coordenador Regional para a Região Sul ressaltou em seu discurso o papel do cooperativismo e a importância do encontro. A percepção é de que as cooperativas estão completamente preparadas para este grande desafio e já fazendo a integração de pessoas, planeta, prosperidade, parcerias, paz e justiça social. E este encontro é fundamental para traçar ações e executar essas ações para que sejam avaliadas pela RECM.

Para o Ministério da Agricultura, no primeiro momento do encontro foi possível perceber o alinhamento estratégico das delegações presentes no evento. Há um interesse coletivo em trabalhar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável através da força do cooperativismo. Esse esforço é de todos no Mercosul (dos governos e do movimento cooperativista). Criada 2001, a RECM tem o propósito de inserir o cooperativismo na agenda de trabalho do Mercosul, facilitar o comércio e a intercooperação entre as cooperativas da região e fomentar ações conjuntas que levem desenvolvimento econômico e social às cooperativas, seus cooperados, famílias e comunidades. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.