ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Out/2021

COP26: oportunidade para agronegócio brasileiro

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou nesta terça-feira (05/10) que a 6ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 26), que ocorrerá de 1º a 12 de novembro em Glasgow, na Escócia, é uma oportunidade para o Brasil estabelecer o papel de contribuição do agronegócio no enfrentamento do aquecimento global, bem como endereçar necessidades de adaptação aos impactos das mudanças climáticas.

Segundo a ministra, o Brasil tem um papel a desempenhar como um portador de soluções, especialmente com o agronegócio como o único setor que pode fazer descarbonização ativa. O Brasil está atento a isso, porém, sem comprometer a competitividade e a segurança alimentar. Tereza Cristina destacou que 2021 marca um momento crítico nos esforços globais para conter as mudanças climáticas, além de ser o início da vigência das metas do Acordo de Paris e a última década para o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). A agricultura dos sistemas alimentares sustentáveis pode acelerar o cumprimento dessas duas agendas.

Segundo ela, o País vai levar à COP26 propostas construtivas que trarão resultados concretos e ambiciosos. Nesse sentido, ela lembrou que o Ministério da Agricultura tem se dedicado às pautas referentes à sustentabilidade e que desempenha ações em três principais eixos: inovação e produção sustentável, regularização fundiária e ambiental e a inserção produtiva da agricultura familiar. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.