ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Out/2021

Redução da projeção para o PIB do Brasil em 2022

Conforme divulgado nesta quinta-feira (30/09) no documento “Visão Geral da Conjuntura”, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) cortou de 2% para 1,8% sua projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do País em 2022. A previsão para o crescimento do PIB de 2021 foi mantida em 4,8%, a mesma do documento divulgado no fim de junho. A estimativa para o PIB de 2022 foi reduzida refletindo a persistência da inflação em patamar elevado, o que impacta o poder de compra das famílias e, consequentemente, resulta em maior aperto monetário.

Além disso, observou-se uma deterioração das condições financeiras das famílias, com o aumento de seu endividamento. O Ipea reduziu principalmente a previsão para o PIB de serviços de 2022, que passou de alta de 2,2%, anteriormente divulgado, para avanço de 1,9%. Apesar do número menor, destaca que o setor de serviços segue o avanço na campanha de vacinação tem apresentado resultados positivos e ajudado atividades que dependem de interação presencial. Também pelo lado da oferta, houve redução na previsão do PIB da indústria no ano que vem, que passou de alta de 1,5% para avanço de 1,2%.

A expectativa para o PIB agropecuário, contudo, foi elevada de 2% para 3,4%, refletindo uma menor base de comparação deste ano, marcado por impactos de eventos climáticos sobre a safra. O crescimento robusto do setor agropecuário e o aumento da disponibilidade de caixa dos governos estaduais, que poderá ser utilizado para ampliar os investimentos, contribuíram para que a revisão do PIB para o próximo ano tenha sido pouco significativa. A expectativa é que o consumo do governo cresça 2% em 2022. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.