ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Set/2021

Crédito Rural: meta é aperfeiçoar os instrumentos

O Ministério da Agricultura continua trabalhando para sanar as falhas do sistema de crédito rural. No primeiro momento, a Pasta trabalhou para melhorar os instrumentos financeiros disponíveis, como a Cédula do Produto Rural (CPR) e, neste segundo momento, trabalha na estruturação de instrumentos como o Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro). Os Fiagros são instrumentos fundamentais para encurtar a distância entre investidores, que podem aportar recursos no setor, e produtores, que necessitam de recursos para financiamento de suas operações. Ainda há distância entre a Faria Lima (polo do mercado financeiro paulistano) e o campo. Tanto o investidor quanto o produtor precisam de instrumentos adequados para suas demandas.

É preciso levar as finanças do agro para o ambiente digital, levar o produtor rural ao mercado de capitais, onde está o maior funding para o setor. Instrumentos como o Fiagro permitem o acesso de investidores do varejo (pessoas físicas) no financiamento do agronegócio. A privação do investidor do banco à rentabilidade do agro vai acabar com o Fiagro. O Ministério da Agricultura está estudando uma possível mudança na lei de crédito para que bancos possam cumprir a exigibilidade com cotas do Fiagro. A exigibilidade trata-se do percentual de depósitos à vista feitos em instituições financeiras que deve ser destinado ao crédito rural. A respeito do processo de securitização, ainda incipiente no País na comparação com o mercado norte-americano, a securitização pode crescer de 16 a 17 vezes no País.

É preciso criar condições do ponto de vista legal e regulatório. Melhorar do ponto de vista legal é o próximo passo. Em três a quatro anos, os Fiagros podem alcançar a marca de mais de 1 milhão de investidores assim como ocorreu com os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs). Da mesma forma, que o investidor entendia um pouco do setor imobiliário, entende do agronegócio, por ser um setor tão relevante no Brasil. Deve haver uma onda significativa de expansão exponencial. É possível, em cinco anos, atingir mais de 368 Fiagros na Bolsa de Valores (B3). Deve haver uma evolução expressiva de número de Fiagros listados na B3 e com estratégias diferentes. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.