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15/Set/2021

PAM Agro: preocupações com a imagem do Brasil

O ministro de Relações Exteriores, Carlos França, afirmou nesta terça-feira (14/09), durante o lançamento do Programa de Imagem e Acesso a Mercados do Agronegócio Brasileiro (PAM Agro) 2021-2023, realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que argumentos ambientais são ameaça forte e injusta à reputação do agronegócio brasileiro. Temas como desmatamento de florestas tropicais e uso de defensivos podem condicionar o mercado de maneira equivocada e distorcida, comprometendo as condições de acesso do produtor brasileiro. De acordo com o ministro, na União Europeia e no Reino Unido, por exemplo, tramitam propostas para atribuir a empresas a comprovação de que suas cadeias não estão associadas a risco de desmatamento. Na Alemanha, algo parecido foi aprovado recentemente.

Tais legislações têm o potencial de restringir o acesso da produção agropecuária de países como o Brasil a grandes mercados de maneira indevida e discriminatória. Aumentam o grau de responsabilidade de empresas sobre padrões ambientais de suas cadeias de fornecimento com base em mecanismo de aferição no mínimo questionáveis, disse o ministro. Ele também destacou a importância da sanidade alimentar pós-pandemia. Nos próximos anos, percepções equivocadas sobre produtos brasileiros podem resultar no uso com barreira não tarifária de padrões técnicos sanitários e fitossanitários, inclusive com exigência de certificação, rastreabilidade e requisitos privados. Nesse cenário, é preciso fortalecer a credibilidade de associações regulatórias brasileiras.

A Apex-Brasil afirmou que o PAM Agro vai levar informações verdadeiras à opinião pública internacional, em especial à europeia, tão influente no mundo, determinante de tendências, e, infelizmente, afetada pelas campanhas desleais motivadas por interesses políticos ou econômicos. O programa PAM Agro pretende contribuir para o agronegócio brasileiro no mundo, inclusive com acordos comerciais que envolvam o Brasil. O principal seria a ratificação do acordo entre Mercosul e União Europeia. Primeiramente, será feita uma segmentação do público-alvo, em seguida uma pesquisa. Posteriormente, é traçada uma estratégia de comunicação, com geração de conteúdo e acompanhamento de resultados. O Ministério da Agricultura afirmou que gostaria que a ministra Tereza Cristina voltasse a viajar para tentar abrir novos mercados. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.