ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Set/2021

Baixo volume de chuvas favorecendo as colheitas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê baixo volume de chuvas para as principais regiões produtoras do País até a próxima segunda-feira (06/09). Essa condição deve favorecer a maturação e a colheita de milho 2ª safra de 2021 e de algodão na Região Centro-Oeste e no MATOPIBA (Maranhã, Tocantins, Piauí e Bahia). Espera-se maior volume acumulado de chuva somente nos estados do Amazonas, Roraima e oeste do Pará.

As chuvas menos volumosas na costa leste da Região Nordeste beneficiam os cultivos de 3ª safra. Na região do MATOPIBA, a estiagem deve manter condições favoráveis para encerrar a retirada das lavouras de algodão. Na Região Centro-Oeste, o tempo seco predominante também é benéfico para a maturação e a colheita do algodão, do milho 2ª safra de 2021 e do feijão de 3ª safra. A falta de chuvas, no entanto, é desfavorável para o trigo em enchimento de grão em Mato Grosso do Sul, mas sem previsão de impacto em Goiás, devido ao manejo irrigado.

Na Região Sudeste, há previsão de chuvas apenas na faixa leste de São Paulo e no nordeste de Minas Gerais. Nas demais áreas da região, a ausência de chuvas é positiva para a maturação e a colheita do algodão, do milho 2ª safra de 2021 e do trigo. Na Região Sul, as lavouras de trigo tendem a permanecer em restrição hídrica, com exceção do centro-sul do Rio Grande do Sul e do leste do Paraná.

A estimativa é de que 80,6% das lavouras plantadas com algodão no País foram colhidas e os trabalhos de campo estão na reta final em Mato Grosso, maior produtor nacional. De milho, a colheita alcançou 86,9%, também estando praticamente finalizada em Mato Grosso. No trigo, a retirada do cereal ainda é incipiente, alcançando 3,2% da área plantada, começando pelo Paraná. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.