ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

31/Ago/2021

Setembro: mês mais chuvoso em algumas regiões

O mês de setembro tem como característica um comportamento de transição, mesclando o padrão de circulação entre condições de inverno e condições de primavera. Assim, ainda há uma boa frequência de passagens de frentes frias com características de inverno e as condições para formação de temporais semelhantes às chuvas de verão. Isso é notável ao analisar climatologia (média da precipitação acumulada nos meses ao longo dos anos): comparando o padrão de setembro com o mês de agosto, as chuvas têm uma distribuição maior.

Para setembro, o comportamento de clima seco ficará restrito ao norte de Minas Gerais, e no interior e norte da Região Nordeste. Em áreas do sul da Região Norte, grande parte do centro-oeste e sul da Região Sudeste, a tendência climática de setembro aponta para o retorno das chuvas mais frequentes. Especificamente neste mês de agosto de 2021, o cenário das chuvas não foi animador, em boa parte da parcela central do País as chuvas ficaram dentro ou abaixo da expectativa do mês (lembrando que há regiões onde o acumulado do mês é inferior a 10 mm).

As chuvas foram abaixo da média histórica em boa parte da Região Sul e oeste da Região Norte. Especialmente na faixa central do Rio Grande do Sul, os acumulados de agosto ficaram acima da média do mês, no entanto essas chuvas vieram na última semana, sendo que alguns pontos que registraram acumulados superiores aos 200 mm em um único dia. Apesar disto, houve localidades em que o acumulado do mês superou a média histórica, como ao norte do Pará, Amapá, e norte do Maranhão.