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30/Jul/2021

Consumidor brasileiro deve elevar consumo online

A pesquisa realizada pela Mob Inc: “O comportamento e a relação de consumo online do brasileiro durante a pandemia” mostra que 97% dos entrevistados aumentaram seu volume de compras por meios digitais. Para 36,7%, a maior representação dentro da amostra, o aumento está na casa dos 30% a 40% e para 12,2% dos entrevistados, os gastos superaram a marca de 70% de todo o seu volume de consumo dentro do período de isolamento. O levantamento também mostrou quais os tipos de produtos os consumidores tinham pouca incidência, em relação as compras online e que durante a pandemia permitiram descobrir e iniciar uma nova experiência.

As categorias mais citadas foram: supermercado com 43%, que compõem compras do dia a dia da despensa dos brasileiros, seguido por calçados (27%), farmácia (24%) e cosméticos (16%). Contudo, quando perguntado quais categorias continuarão no novo hábito de compras de consumo online, os mesmos setores foram os mais citados, isto é, os consumidores continuarão com hábitos ligados a estes produtos traçando um modelo de compra mais prático e dinâmico. O supermercado foi o item apontado como o que quase ninguém fazia antes e ele se mantém como um novo hábito, por conta da clareza e da praticidade do processo.

E as marcas conseguiram compreender de forma sofisticada o seu consumidor, gerando por exemplo, os personal shoppers (pessoas que vão identificadas para um supermercado, tiram foto do produto e pegam justamente a marca que o consumidor quer). O que impulsionou isso foi o rompimento da barreira do ‘medo’, promovendo o teste. A pesquisa entrevistou mais de 200 pessoas em quatro regiões do Brasil, em junho de 2021. O mapeamento contou com amostras de diferentes gêneros com idades entre 20 e 65 anos, de diferentes extratos sociais, com predominância da classe média. Fonte: SA Varejo. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.